Qual vinho combina com pizza?

Não há combinação melhor que pizza e vinho. Ela é com certeza infalível, sendo difícil de errar. Porém, como a maioria da culinária brasileira, as combinações de sabores de pizza variam. Podem ir da tradicional marguerita a combinações, no mínimo, inusitadas como as pizzas de cachorro quente e strogonoff. Portanto, para descobrir qual vinho combina com pizza, é preciso focar nas clássicas.

No geral, na hora de escolher o vinho certo, os tintos costumam dominar a cena. O principal motivo está na base da pizza. A massa e o molho de tomate harmonizam muito bem com esse tipo de vinho. Entretanto, cada tipo de recheio pede um vinho diferente. Por exemplo, para aquelas com embutidos como calabresa e pepperoni, vale investir em vinhos com sabor mais intenso e tânico.

qual vinho combina com pizza

Os vinhos mais tânicos e encorpados ajudam a “limpar” a gordura da proteína. Aposte em vinhos como Cabernet Sauvignon e sangiovese, que além de serem coringas, combinam com pizzas mais rústicas, a acidez mais elevada desses rótulos ajudam a limpar a gordura não só da proteína, mas também do queijo.

Ainda falando sobre qual vinho combina com pizza, uma ótima opção são os produzidos com a uva Carménère, uma das mais consumidas no Brasil, principalmente a chilena. Esse vinho é extremamente versátil, e muito conhecido do meio gastronômico por possui médio corpo e acidez elevada. Outra opção são os vinhos produzidos com a Pinot Noir, que casam muito bem com pizzas de cogumelos como o champignons.

Qual vinho combina com pizza: opções mais leves

Agora, se você é fã de vinhos mais frescos e leves como brancos e rosés, não se preocupe. Pizzas com coberturas mais gordurosas como quatro queijo, margherita e catupiry harmonizam bem com o chardonnay, por exemplo. A acidez do vinho  branco ajuda a limpar a gordura do queijo do paladar.

Sabores de pizza mais leves como as com recheio de verduras ou legumes, como a de rúcula com tomate seco, vão bem com vinhos brancos mais encorpados e aroma e sabor marcante, como os das uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. 

O vinho rosé não poderia ficar de fora quando o assunto é definir qual vinho combina com pizza. Por estar no meio entre os tintos e brancos, o rosé vai bem com as pizzas que levam queijo e carnes, como a linguiça no recheio. Apesar de serem mais leves, a presença de algumas características do tinto, como a presença dos taninos, harmonizam bem com sabores como pepperoni e calabresa.

Na hora de fechar o jantar com chave de ouro e experimentar uma das tantas variedades de pizza doce, é preciso um pouco mais de atenção. Para equilibrar os sabores doces escolha vinhos com as mesmas características e intensidades aromáticas. A clássica pizza de banana e canela com um espumante demi-sec, por exemplo. Além disso, as de chocolate vão muito bem com um vinho do porto.

Portanto, a combinação clássica de vinho com pizza não tem erro. Com diversas opções no cardápio, ela agrada todos os gostos e paladares. Sendo assim, esse artigo te mostra que não é preciso ser um expert para fazer harmonizações corretas e deliciosas, para cada sabor de pizza, há um vinho ideal. Um brinde a pizza e bon appétit!

SE BEBER, NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO. A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS.