Qual vinho combina com sushi?

Descobrir qual vinho combina com sushi pode parecer um desafio no início. No entanto, é possível sim, combinar essas duas paixões e o resultado ser surpreendente. A culinária japonesa, principalmente no Brasil, é muito ampla! Ela passa das mais clássicas às mais variadas (e inusitadas) combinações. 

Na hora de descobrir qual vinho combina com sushi, é importante se manter na culinária japonesa mais clássica. Time cuidado com os excessos. É preciso se atentar a temperos mais marcantes. Por exemplo, o shoyu (salgado demais),  wasabi (apimentado demais) e o molho tare (muito doce). Todos esses temperos podem desequilibrar o sabor do vinho quando utilizados em excesso.

Para não errar na combinação e fazer bonito no jantar, aposte em um bom vinho branco ou em espumantes. Essa dupla infalível combina extremamente bem com sushi. A acidez ressalta o sabor dos peixes e compensa a leve doçura presente no tempero do arroz japonês.

A regra aqui é simples: pratos leves harmonizam com vinhos leves.

Uma vez que a base da comida japonesa é arroz e peixe, ambos considerados ingredientes leves, essa regra passa a valer. O vinho branco limpa o paladar. Por isso, combina muito bem com canapés de começo de festa, por exemplo.

Pratos da culinária japonesa, como sushi e sashimi, lembram muito esses canapés. São servidos em diversas opções de peixes, combinações e sabores. Por isso, ótimas opções dentre os vinhos brancos são os produzidos com a uva Sauvignon Blanc e Pinot Grigio. Como são vinhos mais ácidos, leves e frescos, combinam muito com a comida japonesa.

Qual vinho combina com sushi? Espumantes e Vinhos Rosés!


Espumantes e vinhos rosés também combinam muito bem com essa culinária. É o caso dos sushis e sashimis tradicionais, principalmente aqueles feitos com o salmão. Nesse caso, de preferência aos menos doces, como o brut ou extra brut, que são mais secos. 

Peixes de carne mais escura como o atum e alguns frutos do mar harmonizam muito bem com o vinho rosé. Esse vinho está entre o tinto e o branco e carrega características de cada um. Na hora de escolher, aposte principalmente nos de Provence que são mais leves, minerais e frescos. 

A combinação de vinho tinto e peixe não funciona muito bem. A mistura do tanino, presente no vinho, com o peixe deixam no paladar um sabor metalizado. Porém, para aqueles que não abrem mão do vinho tinto, é preciso dar preferência por tintos mais ácidos, frescos e leves.  

O menu da culinária japonesa é extenso e há opções para todos os gostos. Amantes de vinho tinto, por exemplo, ainda podem apostar em carnes e em pratos mais encorpados. Caldos e massas como yakisoba, Lámen, Missoshiro ou também cogumelos mais escuros. Para fugir do comum e ter uma experiência única, aposte na combinação sushi e vinho!  

SE BEBER, NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO. A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS.