Vinho é bom para saúde: conheça os benefícios

Quem nunca ouviu que vinho é bom para saúde e que beber uma taça de vinho por dia faz bem? Apesar da informação estar correta é preciso se atentar a alguns detalhes importantes. O vinho é uma das bebidas menos calóricas que existem. Por lei, o vinho tinto seco pode ter no máximo 5g de açúcar por litro. Além disso, 80 a 90% da bebida é água.

O vinho possui substâncias extremamente importantes para o organismo. Alguns exemplos são os eletrólitos, vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, magnésio e, principalmente, os compostos fenólicos. Essas substâncias trazem ações que são benéficas para o corpo. Entre os principais compostos fenólicos presentes na bebida estão: resveratrol, antocianina, tanino e outros flavonóides.

Mas, porque vinho é bom para saúde?

Essas substâncias estão presentes nas uvas tintas, principalmente na casca, semente e engaço (cabo do caicho) que produzem os vinhos tintos. Mas estão presentes também em outras frutas de pigmentação mais roxa como o mirtilo, cranberry e açaí. Esse, é o grande motivo pelo qual o vinho tinto trás tantos benefícios para a saúde. Quanto mais escura a casca da uva, mais escuro o vinho e maiores os benefícios.

Esses fenólicos presentes no vinho possuem benefícios tanto para o sistema cardíaco, quanto para o imunológico. Além de ações anti-inflamatória, antioxidante, vasodilatadora, antimicrobiana e mimetizador da restrição calórica.

Os benefícios do vinho foram descobertos através da análise de um estudo chamado Paradoxo Francês. É do conhecimento de grande parte da população que comer alimentos ricos em gordura saturada, fumar e ser sedentário são fatores de risco para doenças no coração.

No entanto, apesar dos franceses, em comparação com outros povos do mesmo nível sócio-econômico – cultural serem o povo que mais fumam, consomem mais gorduras saturadas como queijos, patês e manteigas e são os mais sedentários da Europa, têm metade dos problemas cardiovasculares. A mortalidade cardiovascular dos franceses é a menor do mundo ocidental.

Os benefícios

Mas afinal, quais são esses benefícios? Como o vinho é bom para saúde? Em primeiro lugar, o consumo do vinho ajuda no combate do Alzheimer. O seu consumo diário previne doenças neurodegenerativas. Já os compostos antioxidantes presentes na bebida são capazes de proteger os neurônios cerebrais de danos.

A bebida também reduz o risco de problemas cardíacos. A substância responsável por isso é o resveratrol. Ele atua no fígado aumentando a produção do HDL (colesterol bom). Atua também reduzindo a produção do LDL (colesterol ruim) e a oxidação que o LDL causa nas artérias. Além disso, age como um anticoagulante natural e ajuda a combater os radicais livres.

Por último, os fenólicos presentes na bebida causam a vasodilatação das artérias e diminui a agregação plaquetária. Isso reduz o risco de hipertensão. Entre outros benefícios estão a melhora da digestão e o aumento da produção do suco gástrico, que ajuda na digestão do carboidrato.

Atenção na Quantidade

Para usufruir de todos esses benefícios, é preciso se atentar na quantidade. Por possuírem capacidades diferentes de metabolizar o álcool, a quantidade recomendada de vinho para homens e mulheres é diferente. Homens podem consumir até 30 mg de etanol por dia, o equivalente a 300ml de vinho, ou seja de uma a duas taças. Já as mulheres devem consumir no máximo 15g de etanol, equivalente a 150 ml de vinho, ou 1 taça por dia.

Lembre-se, o consumo deve ser diário e não vale beber tudo de uma vez no final de semana, afinal, tudo em excesso faz mal, até o vinho. Portanto, beba com moderação e viva bem o resto da vida.

SE BEBER, NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO. A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS.