Vinho e Churrasco: Como Combinar Os Dois Sem Complicação?

Nada melhor para aproveitar o final de semana com os amigos do que fazer aquele churrasco. Mas que tal inovar e trocar a boa e velha “cervejinha” por algo mais fino e refinado? Ao contrário do que muitos pensam, o tão amado churrasco combina, e muito bem, com bebidas mais finas como o vinho. 

Por conta da gordura da carne, os vinhos tintos costumam ser os mais recomendados pelos especialistas na hora da harmonização. Vinhos mais encorpados são os mais recomendados para o churrasco. Na hora da escolha, lembre-se da principal regra da harmonização: pratos leves pedem vinhos leves e pratos fortes pedem vinhos mais encorpados, aqui a palavra-chave é equilíbrio.

Observe os Elementos

Na hora de escolher o vinho, observe elementos como, acidez, taninos e amargor. O paladar frutado vinho equilibra perfeitamente com o sabor mais salgado da carne. E, para não errar na hora da escolha, foque nos rótulos mais clássicos e que carregam bastante taninos como Malbec, Tannat e Cabernet Sauvignon.

Em contrapartida, se você é fã do vinho rosé, pode apostar na harmonização com entradinhas como molhos, farofas e vinagrete. Tanto o vinho branco quanto o rosé também combinam muito bem com carnes como frango e linguiça, essa inclusive também pode ser degustada com um Espumante Rosé Brut.

Mas apesar do vinho tinto ser a grande estrela na harmonização com o churrasco, o vinho branco e o rosé nem sempre ficam de fora. Como bons brasileiros, carnes brancas como frango e até mesmo alguns cortes suínos estão sempre presentes na refeição. Portanto, nessa hora, dá até para arriscar um vinho branco mais encorpado, como o Chardonnay.  Não só com o frango, o chardonnay barricado com aromas de manteiga, harmoniza muito bem com o filé mignon 

Rótulos Coringas na Harmonização

No entanto, existem alguns rótulos coringas na harmonização do vinho com churrasco, isso pode ajudar, e muito, na hora de escolher o vinho ideal. O Malbec é uma combinação clássica, isso porque é uma bebida muito tânica, encorpada e com bastante aroma frutado. Esse vinho é ótimo para carnes mais gordurosas como Ancho e a tão amada picanha.

O tannat é outra harmonização muito típica, principalmente no Uruguai e no sul do Brasil. Esse vinho vai especialmente bem com a carne de cordeiro. E, por último, o cabernet sauvignon em estágio em barrica, que contém mais tânico e um sabor mais forte e encorpado.

Já carnes mais fibrosas e macias, com um pouco menos de gordura, como a fraldinha e maminha podem ser combinadas com vinhos da uva Merlot. Por último dentre os tintos, a Syha fica ótima com a costela, carne macia e que derrete na boca, ainda mais quando acompanhada com molhos fortes como o barbecue. 

Portanto, lembre-se: diferentemente da cerveja que é servida extremamente gelada, o vinho leva um pouco mais de cuidado. Sendo assim, não pense duas vezes antes de colocar a garrafa para dar uma leve refrescada! O ideal é que estejam na temperatura entre 14 e 18 graus. Vinhos muito quentes ou muito gelados não estarão nas melhores condições para serem apreciados. Nesse final de semana saia do óbvio e experimente uma bela harmonização de vinho e churrasco, com certeza você vai amar.

SE BEBER, NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO. A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS.